segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Malvada

 Para começar o ano, vou dar uma dica de um filme que te contagia desde o início."All about Eve, ou a Malvada". Logo que é apresentado os personagens você imagina o motivo deles estarem se comportando daquela maneira. Logo de inicio (por causa do titulo idiota brasileiro “A Malvada”) você provavelmente irá achar que A tal Malvada é Margô (Bette Davis) mas é ai que você se engana... A Malvada é Eve (Anne Baxter) que atinge o estrelato num pequeno espaço de tempo. Para alcançar o seu objetivo, Eve se disfarça de cordeirinha e torna-se uma serviçal da atriz de teatro consagrada, Margo Channing (Bette Davis). Eve estuda cada detalhe das vida e das performances de Margo durante algumas semanas, para aí então, passar a manipular Bill Sampson (Gary Merrill), o namorado de Margo e Lloyd Richards (Hugh Marlowe), o melhor escritor do teatro norte-americano. Seu objetivo: alcançar a fama a qualquer preço. A atuação de Anne é tão boa, que em certas cenas do filme você fica com pena e cinco minutos depois fica com raiva dela. Além dos diálogos serem brilhantes ! 
A Malvada ("All about Eve") 4 estrelas.

























Ex: "All of a sudden shes playing Hamlets mother."
De repente, ela está representando a mãe de Hamlet. Dita por Birdie Coonan (Thelma Ritter).
"Fasten your seat belts. It's going to be a bumpy night."
Apertem os cintos, vai ser uma noite turbulenta.
Dita por Margo Channing (Bette Davis)

Enquanto todos nós ficamos com raiava querendo que Eve não saia impune no final é recompensado com um dos melhores desfechos já vistos.
 As atuações são ótimas, Bette Davis, que deixa a gente com dó, raiva, ódio. Sua personagem é forte e drástica. Anne Baxter (reparem na mudança de sua personagem no inicio ao fim do filme) não chega a ser uma Bette Davis, mas consegue segurar bem sua personagem, demonstando bastante ambição e traição. Tem ainda uma ponta da Marilyn Monroe, na época onde estava se projetando ao estrelato!

Curiosidades:
Originalmente, a personagem Margo Channing seria interpretada pela atriz Claudette Colbert, que foi obrigada a desistir do papel devido a um acidente com ela ocorrido. Outros nomes que estiveram cotados para o papel foram os de Marlene Dietrich e Gertrude Lawrence.
- A Malvada
um dos filmes recordistas em número de indicações ao Oscar. Assim como Titanic, o filme recebeu 14 indicações.
- Apesar de seu nome estar nos créditos de
A Malvada
, o ator Eddie Fisher não aparece no filme. A única cena em que ele participava foi cortada na edição final do filme.
- Em 1970,
A Malvada
foi adaptada para se tornar um musical estrelado na Broadway, sob o título "Applause". Na época, a personagem Margo Channing foi interpretada pela atriz Lauren Bacall.


Anne Baxter, Bette Davis e Marilyn Monroe ao fundo.


2 comentários:

  1. A interpretação de Bette Davis, como Margo Channing, é considerada pela maioria dos críticos de cinema como uma das melhores de sua carreira. A forma como os cartazes do filme apresentavam Bette Davis, sempre com um ar sisudo, sério,
    grave e circunspeto levou-me num primeiro momento acreditar que ela seria “ A Malvada”, pode ter sido uma artimanha de marketing da época, mas seja lá como for, funcionou. All About Eve foi considerado um dos filmes mais perspicazes e sóbrios já feitos sobre o show business, o drama de 1950 de Joseph L. Mankiewiicz contou com um roteiro cínico e espirituoso e um elenco de alto calibre que transformou a história em um enorme sucesso

    ResponderExcluir
  2. Confesso a vc que é um dos meus filmes preferidos. A grande surpresa que de fato não é a Bette Davis que acabou se revelando a "malvada" do filme, mas sim outra grande atriz que hoje parece andar um tanto esquecida, que foi a Anne Baxter. Mas o rótulo de "malvada" estigmatizou Davis a partir desta obra até o resto de sua vida, muito embora ela foi também a heroína ou mocinha sofredora ou individualista dos antigos filmes da Warner nos anos de 1930 e 40. Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...